sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Quem AMA, cuida!



Os desafios da Saúde no Brasil são aparentemente insuperáveis. Desafio maior, porém, é o de atender, acima de tudo, às necessidades de quem utiliza esses serviços e a coragem de  realizar pesquisas com os próprios usuários do sistema público de saúde.
Foi o que fez o governo do estado de São Paulo durante a gestão José Serra. Não escrevo isso como militante, não tenho ligação alguma com a política, mas sim como alguém que acompanhou o sucesso das medidas adotadas pelo seu governo e o resultado imediato assim que as colocou em prática.

Na contramão da tragédia que assola o país e condena nossa população aos piores níveis de atendimento, o então governador fez o que tem sido considerado um HORROR na administração pública, a parceria com o setor privado.
Isso já rendeu até livro sobre o que chamam "privataria" - o autor, porém, foi indiciado pela Polícia Federal por crimes contra a família de José Serra, entre os quais a violação de sigilo fiscal e o uso de documentos falsos, mas afirma em sua defesa que a obra é baseada em "documentos" oficiais que estão nos cartórios e juntas comerciais.
Que corrupto, afinal, registra seus crimes em cartórios?

Voltando ao trabalho da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, temos que considerar o fato de que a capital paulista recebe pessoas de todos os municípios brasileiros e até do exterior, pois oferece serviços públicos de primeiro mundo, apesar da quantidade imensa de pessoas que buscam atendimento sendo que deveriam contar com o mesmo padrão de qualidade onde residem.
Imaginem como seria o melhor dos mundos para os paulistanos se não tivessem que compartilhar as vagas nos  hospitais ou um lugar na fila para consultas e exames com milhares de pacientes que vêm de fora.

Quando Vovozito teve que utilizar remédios de custo elevadíssimo, ainda era necessário enfrentar um verdadeiro calvário para ter direito ao medicamento gratuito.
Tempos atrás, quem precisasse de consulta ou de medicamento tinha que chegar de madrugada para garantir a senha que era limitada a um determinado número de pessoas. Quem ia chegando se organizava com senhas improvisadas para que ninguém furasse a fila e, mesmo depois das portas abertas, ainda era preciso aguardar horas intermináveis, sem lugar para sentar.
Até então, a fila era única e imensa. Tempos depois resolveram separar por tipo de medicamento e, no caso do remédio de Vovozito, havia apenas uma pessoa responsável pela distribuição. Essa funcionária chegava às oito para distribuir as senhas aos que já estavam aguardando há horas e só começava a entrega depois das dez. Isso se estendia ao longo do dia, com intervalos para o almoço e os cafezinhos da atendente.

Com a eleição de José Serra, que já havia se destacado como o melhor Ministro da Saúde de todos os tempos, não poderia ser diferente no governo do estado. A transformação foi radical.
Com um trabalho de pesquisa de satisfação, os clientes tinham um mecanismo para comunicar por carta, telefone ou email tanto suas reclamações e reivindicações como para enviar sugestões.

As instalações sofreram reformas surpreendentes. Foram disponibilizadas centenas de poltronas estofadas, ar condicionado e aparelhos de TV de LCD em todos os ambientes. Os prédios construídos e os que foram reestruturados contaram com projetos arquitetônicos modernos e funcionais. Aumentou consideravelmente o número de funcionários, grande parte vindos das parcerias com as Organizações Sociais, ampliando, assim, o número de vagas, o que deu fim ao limite na distribuição das senhas.

O tratamento de Vovozito foi um sucesso, a doença progrediu muito lentamente graças à possibilidade de poder se tratar com os melhores medicamentos disponíveis no mercado farmacêutico, ao bom trabalho de sua médica e o cuidado especial dos familiares e de sua funcionária sempre prestativa.

4 comentários:

  1. Nada se faz sem amor...

    P.S. É uma honra ver o meu post no teu blog. Fico sensibilizada pela distinção.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela visita!
    Ver as postagens sobre seu pai me anima. Você não tem idéia da dificuldade que estou encontrando com este blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá, o sistema de saúde no Brasil é muito bom, temos ótimos médico e hospitais bem equipados, o problema é o o Brasil cresceu muito a demanda aumentou e não se preparou para esse crescimento. Aqui ocorre o mesmo problema, pessoas de cidades vizinha e estados no desespero pela cura vem para cá, ai se torno pouco os leitos. Se cada cidade investisse em saúde, educação e segurança teríamos um país invejável. Espero que se avozinho esteja bem. Obrigada pelos cumprimentos.
    Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  4. Realmente, o potencial do Brasil é invejável, falta eficiência.
    Agradeço seu apoio, comecei este projeto e ainda não comuniquei a ninguém porque é difícil lidar com fatos que envolvem emoções. Mas estou satisfeita com a participação de pessoas muito especiais.

    ResponderExcluir