domingo, 16 de setembro de 2012

A FACE OBSCURA DA MENTIRA



"A Grande Mentira", expressão que lembra o titulo de algum enredo da literatura ou de obras do cinema ou da televisão, mas que, na verdade, faz parte do nosso dia-a-dia, por isso é um tema que merece muita atenção.
Tempos atrás, pessoas decentes - acreditem, era a maioria - declaravam que um defeito imperdoável era a mentira, qualidade de quem não tem escrúpulo para enganar e subestimar a inteligência do próximo.

Momentos importantes da história já se revelaram grandes farsas.
Como saber, então, se tudo o que lemos ou ouvimos corresponde à verdade?

Inocentes já foram punidos severamente porque indivíduos crueis os acusaram injustamente por algum malfeito que não cometeram.

Quantas reputações foram destruídas pela obra maldosa da calúnia?
Vidas são ceifadas porque nem todos suportam a dor quando descobrem que há quem levante falsos testemunhos contra sua honra.

Ignácio de Loyola Brandão, em "Fragmentos de Uma Vida", conta a história de Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, já falecida, e declara que a protagonista de sua obra "tinha razão quanto a querer se distanciar da política como ela é feita no Brasil"... Ela, que sempre foi uma pessoa célebre pela integridade e pelo cuidado com a coisa pública, se viu ameaçada... com um escândalo em torno de um dossiê sobre os gastos corporativos da Presidência...

Apresento esse caso como exemplo, pois, como afirma jornalista citado pelo autor, pegaram pesado e Ruth sentiu o baque.
O autor completa: Ruth, elegantemente, ainda que magoadíssima, aceitou as desculpas, porém o círculo íntimo sabe quanto isso a feriu e atingiu um coração já afetado.

E quando o "mentiroso" é incapaz e não tem noção do que é verdade ou fruto de sua imaginação?
Não me refiro aos ignorantes. Não, a ausência de instrução não justifica uma possível falta de caráter nem significa que o indivíduo não tenha discernimento entre o que é fato ou boato. Se mente, faz isso conscientemente.

Escrevi este capítulo num tom mais contundente porque faço parte daquele grupo de pessoas que considera a mentira uma das piores mazelas da humanidade. Entretanto, há muitas histórias divertidas sobre mentiras "inocentes", que às vezes são resolvidas quando esclarecidas, outras acabam em confusão.

São casos que acontecem com pessoas acometidas de certas doenças degenerativas. Quem tem familiares ou convive com pessoas nessas condições sabe do que estou dizendo. Mas, infelizmente, ainda tem muita gente sã que não entende a situação.
Nessas horas não sei o que fere mais, a mentira ou a incompreensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário